quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DEVE SER DADO UM TRATAMENTO ESPECIAL Á MARIA? COMENTÁRIO/RESPOSTA Á UM PROTESTANTE 2ª PARTE

Por Edgar Leandro da Silva e Jean Paulo

Prezados Irmãos e Irmãs,Salve Maria!

Em Nosso Artigo Anterior,ou seja na sua primeira parte,comentamos sobre um protestante que mandou dois artigos para o meu face book,comentando sobre Nossa Senhora. Um dos Artigos do mesmo teve como título: “DEVE SER DADO UM TRATAMENTO ESPECIAL Á MARIA?” (Artigo este que foi devidamente postado na primeira parte,deste nosso artigo)

Pois bem,O Artigo do Protestante,(o qual não citaremos o nome dele aqui) Nega algumas verdades de Fé, que para Nós Católicos,tem grande importância.E por isso,como já dissemos,na primeira parte deste artigo,por caridade,estaremos corrigindo algumas coisas as quais foi dita pelo Protestante á respeito de Nossa Senhora.

Afinal existe muita ignorância sobre o Assunto,não só para os Protestantes,mas também e porque não, para Outras pessoas inclusive ás que se dizem Católicas.

Queremos lembrar que aqui, não se trata de um debate com o Protestante em si,já que o mesmo de acordo com um amigo nosso,declarou que não “Debate sobre a palavra de Deus”  é um direito dele,mas é também nosso Defender a Nossa Fé Católica,já que ele,com estes Artigos, “cutucou” o Coordenador deste Apostolado.

 Por isso esta Resposta vai ser apenas um Comentário mas do tipo Resposta,para esse Nosso irmão Protestante assim como outros que assim como este tiverem a mesma audácia em Criticar Nossa Senhora.
E pela primeira vez,estaremos contando também com a ajuda de um outro irmão na fé Católica,Jean Paulo,para nos ajudar nesta resposta ao Protestante.

Então Vamos á ela:

Maria foi escolhida para receber uma honra muito especial. Ela foi a escolhida para dar à luz o Messias. Ela, certamente, foi "bendita entre as mulheres" (Lucas 1:42). Referências posteriores a Maria mostram-na como uma mulher devota e justa (veja Atos 1:14, por exemplo).

Nossa Senhora é mãe de Jesus e da igreja ela cumpriu um papel importante para a salvação das pessoas porque ela disse sim a o que Deus tinha preparado para ela que é que o própio Deus nascesse através dela não por mérito dela mas sim por mérito de Deus.

Mas há diversas passagens que parece terem sido incluídas nas Escrituras com o propósito de nos guardar contra a dar honra indevida a Maria. Houve o tempo (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21) quando Maria e os irmãos de Jesus estavam querendo falar com ele. Jesus disse: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? e estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe."
E ainda houve o tempo quando alguém, na multidão, disse: "Bem aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lucas 11:27-28). Se em qualquer momento houve uma oportunidade para Jesus ter ensinado que Maria merecia alguma honra especial, certamente seria aqui. Mas ele disse justamento o contrário.

Sobre as passagens citadas,não é bem por aí como entende o nosso irmão protestante.

Na realidade em ambas as passagens Jesus Cristo não faz outra coisa senão exaltar duplamente a sua amada mãe, Maria. Ao dizer "todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe", Jesus reafirma a dobrada maternidade de Nossa Senhora, pois para que Maria recebesse o Verbo encarnado em seu seio, teve primeiro que fazer a vontade do Pai que está nos céus dizendo o seu fiat, o seu "faça-se", em conformidade com os planos do Senhor (Lc. 1, 38). Portanto, antes de Maria ser mãe biológica de Jesus Cristo, foi mãe primeiro por acolher e cumprir a vontade do Pai que está nos céus.

O mesmo raciocínio se segue depois ao dizer

"antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam“,
Pois Maria foi primeiramente aquela que ouviu e observou a palavra de Deus. Acaso alguém que não ouvisse e não observasse a palavra de Deus ouviria do Arcanjo Gabriel "encontrastes graça diante de Deus“ (Lc. 1, 30)?

Maria é duplamente bem-aventurada portanto, primeiro porque ouviu e prontamente observou a palavra de Deus, e depois porque acolheu em seu ventre o Verbo encarnado.

Será que por estas passagens,Nosso Senhor não poderia estar dando honra a sua santíssima mãe? Será que Nosso Senhor se esqueceu de um dos mandamentos que é Honrar Pai e Mãe? 

Parece que este nosso irmão Protestante,não percebeu este “detalhe”

Numerosas lendas surgiram sobre Maria. Ela é chamada a virgem perpétua; mas as freqüentes referências bíblicas aos irmãos e irmãs de Jesus desaprovam isso (Mateus 12:46; 13:55; etc.). 

Nossa Senhora com certeza foi virgem,antes,durante e depois de seu parto também! E isso não é nenhuma “lenda” e sim uma é verdade  e para nós Católicos Romanos,(assim também como nossos  Irmãos Ortodoxos) é uma Verdade de Fé!
 
Mas que Infelizmente Muitos Protestantes (e nosso irmão aqui não é diferente) não quer enxergar! 

Por isso Tentaremos explicar aqui,sobre esta “Polêmica” questão que envolve os chamados “Irmãos de Jesus”:

Sabemos que a Escritura não somente designa com o nome de Irmãos aquêles que são filhos do mesmo pai ou da mesma mãe, como eram Caim .Abel, Esaú e Jacó, S. Tiago Maior e S. João Evangelista (que eram filhos de Zebedeu) etc.; mas também aqueles que são parentes próximos, como tios e primos. - A Escritura está cheia destes exemplos.

Abraão chama de Irmão a Lot: "Peço-te que não haja rinhas entre mim e ti, nem entre os meus pastores e os teus, porque somos irmÃos (Gênesis, 13,8). Mais adiante a própria Bíblia o chama assim: "Abraão, tendo ouvido que Lot, seu irmão, ficara prisioneiro... (Gênesis 14,14). Pois bem,  "Lot era apenas sobrinho de Abraão, pois já antes disto se lê no Gênesis: "Tinha Abraão setenta e cinco anos, quando saiu de Harã. E ele levou consigo a Sarai, sua mulher, a Lot, filho de seu irmão, e todos os bens que possuíam (Gênesis 12,4 e 5).

Dá alguma vez o Evangelho os nomes desses irmãos de Jesus, para que possamos identificá-los?

Sim, dá. Sabe-se dos nomes, pelo menos de 4: Tiago, José, Judas e Simão: "Não é este o oficial, filho de Maria, irmão de tiago, de José, de judas e de simao? Não vivem aqui entre nos também suas  irmãs ? (Marcos, 6,3). "Porventura não é este o filho do oficial ? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos tiago,  josé, simao e judas? E suas irmãs não vivem elas todas entre nós?  (Mateus, 13,55 e 56).

Curioso desta passagem é que se fala no nome dos “irmãos de Jesus” mas não das irmãs...

Pois bem, este tiago que encabeça a lista é um Apóstolo, pois diz S. Paulo na Epístola aos Gálatas: "E dos outros apóstolos não vi a nenhum, senão a tiago, irmão do SENHOR (Gálatas, 1-19).

Quer dizer então que, segundo a opinião dos  protestantes, este Tiago Apóstolo era filho de Maria, mãe de Jesus; e de Maria e de José, porque, como os próprios protestantes reconhecem, Maria nunca teve filhos antes de seu casamento com José. E não se casou com outro depois da morte de José, pois na hora da morte de Cristo, ela está sozinha, sem marido e Cristo a entrega a S. João Evangelista; além disto se Maria tivesse casado outra vez, seus filhos estariam pequenos, não estariam em idade de ser Apóstolos.

Temos 2 Apóstolos com o nome de Tiago: Tiago Maior, e Tiago Menor.Será que  algum deles era filho de José com Maria?

Veremos:

São Tiago Maior era irmão de S. João Evangelista, e ambos FILHOS DE ZEBEDEU: "Da mesma sorte havia deixado atônitos a Tiago e a João, filhos de Zebedeu" (Lucas 5, 10).

Como também:

“Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes.” (Mateus 4,21)


São Tiago Menor, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU(em Aramaico) ou Cléofas (em grego) Entre os Apóstolos que são enumerados por São Mateus, estão: Tiago FILHO DE ZEBEDEU, e Tiago FILHO DE ALFEU (Mateus 10, 3).

Que tem a ver Maria Santíssima com este Alfeu (Cleófas) ou com este Zebedeu?

Logo, este Tiago, "IRMÃO DO SENHOR", não é filho da Santíssima Virgem.
Além disto, comparando-se os Evangelhos, se vê claramente que este Tiago « este José que encabeçam a lista são PRIMOS de Jesus»,  e o Tiago é o Apóstolo Tiago Menor. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:

Mateus 27, 56
Marcos 15, 40
João 19,25
Maria, mãe de Tiago e de José;
Maria, mãe de Tiago Menor e de José;
a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas
Maria Madalena;
Maria Madalena
Maria Madalena
a mãe dos filhos de Zebedeu.
Salomé


Visto que Mateus 27,56 fala de “Maria, mãe de Tiago e José”. Marcos 15,40 fala de “Maria mãe de Tiago menor e de José”, e por fim, S. João 19,25 fala de “a irmã de sua mãe, Maria mulher de Cléofas” todos estes relatos referentes às mulheres presentes à crucificação de Cristo, demonstram que:

Tiago Menor e José são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os primeiros que encabeçam aquela lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS E SIMÃO e de fato o Apóstolo S. Judas Tadeu era irmão de S. Tiago Menor, pois ele diz no começo de sua Epístola:

"Judas, servo de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago (v1). Tanto o Evangelho de S. Lucas (6,16) como os Atos dos Apóstolos (1,13) para diferenciarem Judas Tadeu de Judas Iscariotes, chamam a Judas Tadeu: Judas, irmão de Tiago.

Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus (Irmã de sua mãe) é apresentada por São Mateus e S. Marcos como mãe de TIAGO MENOR E de José. E é claro que  se trata de Maria Salomé, que é a mãe dos filhos de Zebedeu e, portanto, é mãe de Tiago Maior.

José  então era irmão de Tiago filho de Zebedeu. "Entre os quais estava Maria madalena e. Maria, mãe de Tiago e de José e mãe dos filhos de zebedeu” (Mt 27, 56).
Simão era irmão dos outros três. 'Tiago, José e Judas' são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do mesmo pai e da mesma mãe.  ALFEU(em Aramaico) ou Cléofas (em grego)  é o pai deles.

Logo os  “irmãos de Jesus” eram filhos de Maria (tia de Jesus)  e de Alfeu.
Acreditamos  que  com esta longa explicação,Sobre a Questão da Virgindade Pérpetua de Nossa Senhora não resta mais dúvida!

Pensam que ela, tendo concebido imaculadamente, permaneceu sem pecado; mas Romanos 3:23 se opõe a que ela tivesse sido sem pecado.
Nossa Senhora é uma pessoa que não teve pecado algum pois para que Deus nascesse no ventre de Maria era nescessário que sua mãe fosse sem pecado algum.


“com efeito todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus”(Rom 3,23)
A frase diz que TODOS pecaram. Portanto, também teria pecado Cristo?

 Sabemos que isso é absurdo, pois o Apóstolo fala do geral, sem se preocupar nesse ponto com o particular. A questão é: se há ao menos um particular que foge da regra geral - Cristo - por que isso não pode se aplicar a Maria?

 Se é para TODOS, Cristo também está incluído. Se há exceções, por que não Maria?

Nosso Senhor e Nossa Senhora foram preservados deste pecado.Cristo pela sua própria virtude,Nossa Senhora pela virtude do filho.Então fica claro que nesta frase de São Paulo há exceções,que são Nosso Senhor e Maria Santíssima.
E se Há exceções? Isso significa que devemos examinar TODA a Bíblia para emitir um juízo, e não apenas citar uma frase isolada.Então  se há OUTROS trechos que mostram que Cristo não pecou, que Cristo é exceção à regra, também há pelo menos um trecho que mostra que Maria não pecou, que é cheia de graça:

"Entrando o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’" (Lc 1, 28)

Sendo Maria sempre "cheia de graça", ela não teve pecado, nem o original, pois senão em algum momento teria menos que a plenitude da graça, não seria sempre "cheia de graça".


Alguns até acham que ela foi, em corpo, elevada aos céus; mas não existe sequer um fragmento de evidência, nas Escrituras, em apoio a isso.

A Assunção de Maria Santíssima é dogma de fé, e foi definida pelo Papa.

Decorre da sua natureza preservada do pecado, pelos méritos de Cristo.

Maria Santíssima, única criatura humana concebida sem pecado, foi portanto preservada da morte e levada por Deus aos céus em corpo e alma.

São Paulo nos fala de Enoch: "Pela fé, Henoc foi levado, a fim de escapar à morte e não foi mais encontrado, porque Deus o levara (...)" (Hebreus, XI,5);
O livro de Reis fala de Elias, que subindo num carro de fogo, foi arrebatado por Deus, em corpo e alma. (II Reis, II, 1-11)

Curioso que os protestantes reconhecem que Deus levou Enoch e Elias ao céu sem que tivessem morrido, mas não aceitam que o mesmo possa ter ocorrido com Nossa Senhora...

Maria subiu realmente aos céus em corpo e alma, porque para lá foi levada por Deus.

Repare que para a subida de Cristo ao céu se diz Ascensão, porque Cristo subiu ao céu por seu próprio poder, e ninguém a não ser Deus pode subir ao céu por si mesmo. Por isso se diz que Nossa Senhora foi levada ao céu. Assunção de Nossa Senhora ao céu quer dizer exatamente isso: que ele foi levada ao céu. Ela não subiu ao céu por seu próprio poder. Só Jesus subiu ao céu por seu próprio poder.

Será que nosso irmão protestante  também não  leu o apocalipse que ela é rainha do céu?Como Santa Maria poderia ser Rainha do Céu sem estar no Céu? E como poderia estar no Céu se não tivesse subido para lá? Leia:

Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz. Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas. Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho. Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.” (Ap 12,1-5).

Ora, “um menino [...] que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro” e que “foi arrebatado para junto de Deus e do seu tronoé Cristo Nosso Senhor. E quem Deu à luz a Cristo foi Santa Maria.

*************************************************************

Nossa Senhora é mãe de Jesus,sim que é Deus  e da igreja ela cumpriu um papel importante para a salvação das pessoas porque ela disse sim a o que Deus tinha preparado para ela que é o própio Deus nascesse através dela não por mérito dela mas sim por mérito de Deus.

Nós  do Apostolado Defesa Católica,Esperamos  que o nosso Comentário/Resposta  tenha sido satisfatória não só a este Protestante a qual respondemos mas a qualquer um,que duvido da Virgindade perpétua,da Imaculada Conceição e da Assunção de Nossa Senhora.

Ora Pro Nobis Sancta Dei Génetrix

Ut Digni Efficiámur Promissiónibus Christi!

(Rogai por Nós,Santa Mãe de Deus! Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!)

EDGAR LEANDRO DA SILVA E JEAN PAULO


Sem comentários:

Enviar um comentário