domingo, 13 de novembro de 2016

RESPOSTAS CATÓLICAS: Bom dia, eu gostaria de saber se já houveram papas em que se encontravam casados durante o pontificado ou se já houveram papas que eram casados depoIs do pontificado com exceção de São Pedro?


Prezado X,Pax Domini!

Referente á sua pergunta,pode ser que alguns dos primeiros papas fossem casados.

A tradição crístã desde a antiguidade proibia ao clero de casar-se. No século quarto o sínodo de Elvira (Espanha) decretou que todos os clérigos, inclusive os casados, guardassem a continência. Uma série de sínodos, e também o Concílio de Latrão, em 1139, declarou o matrimônio de quem tivesse recebido as ordens sacras não só ilícito, mas inválido.

O celibato do clero é lei eclesiástica que a Igreja pode dispensar. Muitas vezes dispensa a subdiáconos e diáconos, mas praticamente nunca dispensa a sacerdotes.

O Então Papa Emérito Bento XVI,na exortação Apostólica “Sacramentum Caritatis” reafirmou entre outras coisas a continuação obrigatório do celibato para o clero:

24. Os padres sinodais quiseram sublinhar como o sacerdócio ministerial requer, através da ordenação, a plena configuração a Cristo. Embora respeitando a prática e tradição oriental diferente, é necessário reiterar o sentido profundo do celibato sacerdotal, justamente considerado uma riqueza inestimável e confirmado também pela prática oriental de escolher os bispos apenas de entre aqueles que vivem no celibato, indício da grande honra em que ela tem a opção do celibato feita por numerosos presbíteros. Com efeito, nesta opção do sacerdote encontram expressão peculiar a dedicação que o conforma a Cristo e a oferta exclusiva de si mesmo pelo Reino de Deus.(75) O facto de o próprio Cristo, eterno sacerdote, ter vivido a sua missão até ao sacrifício da cruz no estado de virgindade constitui o ponto seguro de referência para perceber o sentido da tradição da Igreja Latina a tal respeito. Assim, não é suficiente compreender o celibato sacerdotal em termos meramente funcionais; na realidade, constitui uma especial conformação ao estilo de vida do próprio Cristo. Antes de mais, semelhante opção é esponsal: a identificação com o coração de Cristo Esposo que dá a vida pela sua Esposa. Em sintonia com a grande tradição eclesial, com o Concílio Vaticano II (76) e com os Sumos Pontífices (77) meus predecessores, corroboro a beleza e a importância duma vida sacerdotal vivida no celibato como sinal expressivo de dedicação total e exclusiva a Cristo, à Igreja e ao Reino de Deus, e, consequentemente, confirmo a sua obrigatoriedade para a tradição latina. O celibato sacerdotal, vivido com maturidade, alegria e dedicação, é uma bênção enorme para a Igreja e para a própria sociedade.(Papa Bento XVI,Sacramentum Caritatis,24-destaques são nossos)

Para o clero do rito Oriental, o costume geral é permitir a ordenação de homens casados, mas não o casamento dos já ordenados e restringir o acesso ao episcopado só aos celibatários ou viúvos.

São Pedro de fato era casado,pois o evangelho cita a sua sogra.porém ao se tornar apóstolo, deixou tudo o mais para seguir ao Senhor:

"E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna." (Mt 19:29).

A excelência e as vantagens do celibato praticado por virtude, são descritas por São Paulo na I Cor 7, 1-38.

Espero ter ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,


EDGAR LEANDRO DA SILVA-COORDENADOR

Sem comentários:

Enviar um comentário