domingo, 22 de abril de 2018

RESPOSTAS CATÓLICAS: “Alguém levantou a seguinte questão: no tempo em que Jesus foi crucificado, havia uma Lei que garantia à mãe viúva e sem fonte de renda, pedir ou solicitar às autoridades Romanas a suspensão dessa pena de morte de cruz. Dessa forma Maria poderia ter solicitado que Jesus não fosse crucificado! Isso procede?


Prezado Ricardo, Salve Maria!

Antes de mais nada, gostaria de lhe agradecer pela sua confiança depositada nas respostas deste simples Apostolado, Que Deus te abençoe!

Isso não procede. Apenas um cidadão romano podia usufruir dos benefícios do Direito Romano. São Paulo por exemplo, era um cidadão romano, conforme se comprova pela própria Sagrada Escritura:


"Haviam-no escutado até essa palavra. Então levantaram a voz: Tira do mundo esse homem! Não é digno de viver! Como vociferassem, arrojassem de si as vestes e lançassem pó ao ar, o tribuno mandou recolhê-lo à cidadela, açoitá-lo e submetê-lo a torturas, para saber por que causa clamavam assim contra ele. Quando o iam amarrando com a correia, Paulo perguntou a um centurião que estava presente: É permitido açoitar um cidadão romano que nem sequer foi julgado? Ao ouvir isso, o centurião foi ter com o tribuno e avisou-o: Que vais fazer? Este homem é cidadão romano. Veio o tribuno e perguntou-lhe: Dize-me, és romano? Sim, respondeu-lhe.
O tribuno replicou: Eu adquiri este direito de cidadão por grande soma de dinheiro. Paulo respondeu: Pois eu o sou de nascimento. Apartaram-se então dele os que iam torturá-lo. O tribuno alarmou-se porque o mandara acorrentar, sendo ele um cidadão romano." Atos 22,22-29

Agora façamos um pequeno exercício de lógica meu caro Rodrigo, e imaginemos que Maria Santissima pudesse apelar para esta lei...Ora,seria um absurdo pois Jesus veio ao mundo com o objetivo especifico de morrer por nós,esta era a sua principal missão,dar sua vida pela remissão dos nossos pecados.

Aliás já no antigo testamento no livro dos salmos, já profetizava este sofrimento que ia ser vivido por Nosso Senhor na Cruz, Livro dos Salmos:

“Meu Deus,Meu Deus porque me abandonaste,
E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos,
Meu Deus,clamo de dia e não me respondeis;
Imploro de noite e não me atendeis;
Entretanto,vós habitais em vosso santuário,
Vós,que sois a glória de Israel.
Nossos Pais puseram sua confiança em vós,
Esperaram em vós e os livrastes.
A Vós clamaram e foram salvos;
Confiaram vós e não foram confundidos.
Eu,porém,sou um verme,não sou homem.
O opróbrio de todos  e a abjeção da plebe.
Todos os que me vêem zombam de mim.
Dizem meneando a cabeça:
Esperou no Senhor,pois que ele o livre;
Que o salve,se o ama.
Sim,fostes vós que me tirastes das entranhas da minha mãe
E,seguro me fizestes repousar em seu seio.
Eu vos fui entregue desde o meu nascer,
Desde o ventre de minha mãe vois sos o meu Deus.
Não fiqueis longe de mim,pois estou atribulado;
Vinde perto de mim,porque não há quem me ajude.
Cercaram-me touros numerosos,
Rodeiam-me touros de basã;
Contra mim eles abrem suas fauces,
Como o leão que ruge e arrebata.
Derramo-me como água,
Todos os meus ossos se desconjuntam;
Meu coração tornou-se como cera,
E derrete-se nas minhas entranhas.
Minha garganta está seca qual barro cozido,
Pega-se no paladar a minha língua;
Vós me reduzistes ao pó da morte.
Sim, rodeiam-me uma malta de cães,
Cercam-me um bando de malfeitores,
Transpassaram minhas mãos e meus pés;
Poderia contar todos os meus ossos,
Eles me olham e me observam com alegria,
Repartem entre si as minhas vestes,
E lançam sorte sobre a minha túnica.
Porém,vós Senhor,não vos afasteis de mim.
Ó meu auxilio,bem depressa me ajudai!
Livrai da espada a minha alma,
E das garras dos cães a minha vida (Salmos,21,2-21)

Este Salmo Descreve fielmente o sofrimento de Nosso Senhor na Cruz,nos indica que ele,no momento da agonia, faz uma súplica e também uma citação da profecia que se concretizava.

Nossa Senhora não fez nada para impedir o sofrimento e a morte de seu filho,como Corredentora,sofrendo com ele por nós.ela poderia fazer algo,pedindo ao pai ou aos poderes da terra  mas não fez ela pensava em nós.

Espero ter lhe ajudado,

Ad Majorem Dei Gloriam,

EDGAR LEANDRO DA SILVA

Sem comentários:

Enviar um comentário